Se nas estradas e rodovias o problema enfrentado pelos motoristas é o matagal, na área urbana são as árvores as vilãs. Na área central de Santa Maria, é comum galhos de árvores avançarem sobre ruas e avenidas, dificultando a visualização dos motoristas a placas, a sinaleiras e a cruzamentos.
É frequente presenciar condutores irritados, trânsito congestionado e acidentes em que os carros atravessam as preferenciais devido a sinalização escondida.
O representante comercial Filipe Vargas Pereira, 30 anos, é testemunha:
_ É complicado. Não enxergamos a sinalização nem carros ou motos vindo no sentido contrário. Isso se torna perigoso. Para o pessoal de outras cidades que visitam Santa Maria é ainda pior, pois não conhecem o trânsito _ reclama Pereira.
O técnico em eletrônica Darci Werlang, 65 anos, mora há 22 anos na Rua dos Andradas, próximo à Rua Visconde de Pelotas e está acostumado a presenciar acidentes. Segundo o idoso, simples medidas poderiam reduzir o problema, tanto que um vizinho teve a iniciativa de fazer a poda dos galhos, mas foi impedido:
_Não tem uma semana que não dá uma batida aqui na esquina em função dos galhos da seringueira que tapam o sinal - conta Werlang.
A responsabilidade da fiscalização das árvores que possam interferir no trânsito da cidade é da secretaria municipal de Mobilidade Urbana, a qual encaminha uma solicitação à Secretaria de Meio Ambiente para que avalie e encaminhe profissionais para fazer a poda.
O secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, assegurou que até o final desta semana uma equipe fará a poda das árvores nos pontos que oferecem riscos aos motoristas. Nesta manhã, dois pontos já receberam o serviço: na Rua Visconde Pelotas, esquina com a Rua Doutor Bozano e na Rua dos Andradas, esquina com a Doutor Bozano.
Segundo o secretário, qualquer cidadão pode solicitar o serviço através do telefone (55) 3921-7086. Porém, ele alerta que o corte de árvores é exclusivo à equipe da secretaria de Meio Ambiente:
_ Temos servidores capacitados e com material adequado para o corte dos galhos. Além de perigoso, a pessoa que não tiver autorização para o serviço pode ser multada _ explica Passini.
A reportagem do Diário foi às ruas na última segunda-feira e flagrou alguns locais em que galhos atrapalham a visão dos motoristas. Confira:
- Avenida Borges de Medeiros esquina com a Presidente Vargas
Os galhos da árvore avançam à avenida e tapam a sinaleira que só é possível enxergar de muito perto.
- Avenida Medianeira próximo à Basílica
Além dos galhos da árvore atrapalhem a visualização da sinaleira, no trecho do retorno, motoristas precisam imbicar os carros para enxergas os carros que descem pela avenida no sentido Centro-bairro.
- Rua Francisco Manoel esquina com a Serafim Valandro
Galhos de uma árvore tapam a placa indicativa de Pare.
- Rua Doutor Bozano esquina com a Visconde de Pelotas
Os galhos da árvore avançam à avenida e tapam a sinaleira
- Rua dos Andradas esquina com a Visconde de Pelotas
Os galhos da árvore avançam à avenida e tapam a sinaleira
- Avenida Dois de Novembro
Galhos de árvore tampam a placa indicativa de estacionamento exclusivo a idosos.